Tratamento de Acidentes de Trabalho

Tratamento de Acidentes de Trabalho

Quando ocorre um acidente de trabalho,  é porque algo falhou na empresa, no serviço, no colaborador. Será por falta de formação? Manutenção? Descuido? ou Negligência? São estas as perguntas que têm de ter uma resposta rápida, para com as entidades oficiais e para a empresa, de forma a que este acidente nunca mais aconteça.

 

Se tiver um acidente…

–  Nem só os acidentes no local e horário de trabalho dão origem a compensações. Também são considerados, entre outros, os ocorridos no percurso de e para o emprego.

– Mas o trabalhador (ou, se este falecer, os familiares) deve comunicar o acidente à empresa. Tem 48 horas para o fazer, a menos que algum representante presencie o mesmo (por exemplo, alguém com um cargo de direcção) ou a empresa já saiba. Se não puder informar por estar inconsciente, o prazo começa a contar assim que termina o impedimento. Na hipótese de a lesão só se revelar mais tarde, é contado a partir de então.

– A empresa deve informar a seguradora em 24 horas a partir da data em que toma conhecimento. Se não tiver seguro de acidentes de trabalho, é obrigada a participar ao tribunal do trabalho, por escrito, no prazo de 8 dias a partir do acidente ou conhecimento deste. Em caso de falecimento, o tribunal deve ser logo informado.

– A seguradora deve comunicar ao tribunal, por escrito, os acidentes que resultem em incapacidade permanente ou temporária superior a 1 ano. Tem 8 dias a contar da alta clínica. Se ocorrer morte, deve fazê-lo quando tiver conhecimento

 

Um acidente de trabalho só deve acontecer uma vez! Trate-o de forma, a que nunca mais se repita!

Quero ser Contactado - Tratamento de Acidentes de Trabalho

 

Verificação: